Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.






Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de maio de 1593, por Bento Luís Figueiroa, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Filipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. Em 1873, o povoado passou à categoria de vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade. O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações.
A partir de 1989, a tentativa de emancipação do então distrito de Muribeca dos Guararapes fez com que a prefeitura mudasse a sede da cidade de Jaboatão para lá, o que fez com que o município tivesse seu nome alterado para o atual pela Lei N.º 004 de 5 de maio de 1989.[7] O nome Guararapes é homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).

Envie seus comentários e suas sugestões para nossa redação através do formulário ao lado.
Estamos a sua disposição!
Principais passeios e pontos turísticos de Olinda




Jaboatão tem três praias, sendo elas:
Barra de Jangada: sua extensão é de aproximadamente 400m em praia quebrada, é considerada regular para banho. Localizada entre a Praia de Candeias ao norte e a Praia do Paiva no Cabo de Santo Agostinho ao sul, suas águas são pouco profundas com média intensidade de ondas. Ainda em Barra de Jangada existe a Ilha do Amor, uma praia de vegetação intocada que fica próxima à costa ligada a Praia do Paiva por um istimo de terra.
Candeias: sua extensão é de aproximadamente 3km em praia de trechos quebrados e trechos ondulados. Localizada entre a Praia de Piedade ao norte e a Praia de Barra de Jangada ao sul, Candeias é uma das praias mais bonitas da cidade seu calçadão é bem localizado com áreas de esporte e lazer, a conta com vários restaurantes em seu entorno.
Piedade: sua extensão é de aproximadamente 4,5km de praia quebrada. Localizada entre a Praia de Boa Viagem , ao norte, e a Praia de Candeias, ao sul, com ondas de mádia densidade ocorrendo erosão em alguns trechos, é a praia mais procurada da cidade nos fins de semana. Em sua orla, encontram-se os melhores hotéis da cidade, além de boates, bares e restaurantes. Foi divulgado recentemente que sua orla passaria por grandes reformas.
Pontos Turísticos
Em Jaboatão, há vários lugares a serem visitados; parques, lagoas, igrejas, etc. Entre eles, os mais visitados:
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres: que foi construída para comemorar a vitória na Batalha dos Guararapes, o General Francisco Barreto de Meneses custeou a construção da capela com 36 palmos de comprimento e 24 de largura e com a abóboda de tijolo. A igreja passou por mais duas ampliações uma entre os anos de 1676 e 1680 com a construção da nave e dois altares laterias, o do Senhor Bom Jesus à esquerda e, a direita o da Senhora Santana. E em 1755 foram iniciadas novas reformas. Em 1801 foi colocada no fundo da nave uma cópia do grande painel histórico, representando aspectos da Batalha dos Guararapes. No altar-mor da Igreja repousam os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, os heróis da Restauração Pernambucana. A Igreja foi tombada em 1937. Ela fica localizada no Morro dos Guararapes.
Colônia dos Padres Salesianos: o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Vellar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre uma grande pedra, medindo 36,50m de comprimento, 22m de largura e de aproximadamente 11 metros de altura, localizada no antigo Engenho Suassuna, hoje colônia dos Padres Salesianos. O Santuário é todo de estilo romântico com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4m de altura.O Santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências propiciadas pela Basílica Romana. O Santuário fica localizado no bairro de Jaboatão.
Fonte: Wikipédia
Sejam bem vindos a Jaboatão dos Guararapes!
Com uma localização privilegiada, Jaboatão é uma cidade cheia de cultura, beleza e uma forte atividade comercial. A orla é um verdadeiro atrativo para você curtir uma excelente Gastronomia e noites com muita diversão