top of page

​Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2006.

Foi a primeira vez que o Brasil elegeu uma capital cultural. O projeto é uma iniciativa da organização Capital Brasileira da Cultura, com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
​Olinda revive o esplendor de seu passado todos os anos durante o Carnaval de Olinda, ao som do frevo, do maracatu e outros ritmos originais de Pernambuco. Há "bonecos gigantes", nos quais cabe um homem apenas em suas pernas para ampará-lo; e blocos carnavalescos (com temáticas variadas, de grupos variados, geralmente acompanhados de orquestras de frevo, e/ou grupos de maracatus). É costume dos jovens molhar os transeuntes com pistolas d'água. Vários grupos também se fantasiam, seja qual for o personagem, em geral com a intenção de chamar a atenção para si, fazer uma crítica social, animar com brincadeiras e atrair parceiros.

Durante todo o ano, em especial no sítio histórico de Olinda, há eventos culturais, como feirinhas de artesanato, reggaes, sambas, maracatus e afoxés. Também há ambientes mais intimistas, como casas de festas, bares e restaurantes culturais - com noites literárias, gastronomia, música ao vivo etc.. Circulam, no meio, crianças, jovens e adultos dos mais variados estilos. Também há outras localidades, à beira-mar, frequentados à noite por diversas pessoas.

Uma cidade alegre e arrodeada de belezas naturais, onde imprera a cultura e a arte.

Venha viver Olinda.

Fonte: Wikipédia

Envie seus comentários e suas sugestões para nossa redação através do formulário ao lado.

Estamos a sua disposição!

Success! Message received.

Principais passeios e pontos turísticos de Olinda

Alto da Sé

A vista privilegiada do Alto da Sé é perfeita para contemplar o pôr do sol. O local oferece o melhor da culinária olidense com a presença das famosas tapioqueiras da Sé. A Catedral da Sé, igreja mais importante de Olinda, tem altares folheados a ouro, azulejos portugueses e abriga o túmulo de D. Hélder Câmara, ex-arcebispo da cidade.

 

Basílica e Mosteiro de São Bento

Construído em 1599, foi o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras. Incendiado pelos holandeses em 1631, teve sua restauração iniciada em 1654. Em 1827 foi criado no Mosteiro a primeira Escola de Direito do Brasil. A Igreja tem apenas uma torre sineira, com o mais sonoro carrilhão de Olinda. Estilo Barroco.

Igreja do Carmo (Santo Antônio do Carmo)

É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil. Foi fundada em 1588, e restaurada em 1720. O Convento da Ordem Carmelita foi demolido no começo do século XX. No primeiro andar da Igreja está instalada a Regional de Olinda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Museu de Arte Contemporânea de Olinda Pernambuco

Localizado no sítio histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.

Convento de São Francisco

O conjunto é formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro de azulejos e a sua magnífica sacristia. É o convento franciscano mais antigo do Brasil, começou a ser construído em 1585. Destruído parcialmente pelos holandeses, foi reconstruído a partir de 1650.

Não deixe de Visitar:
- Palácio dos Governadores

- Biblioteca Pública

- Praça do Carmo

- Farol de Olinda

- Observatório

- Ruínas do Senado da Câmara de Olinda

​- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

- Igreja de São Pedro

- Nascedouro de Peixinhos

Sejam bem vindos a Olinda!

Olinda é uma cidade alegre, berço da arte e de artistas de todas as partes do mundo. A cidade histórica preserva uma bela arquitetura. Venha viver Olinda. ​​ ​​

bottom of page